Americanas

Modelo de Relacionamento Cíclico e Noção de Valor.


1. As organizações
Existem três elementos básicos que compõem as organizações: pessoas, processos e tecnologia da informação (TI), os quais constituem a dinâmica dos ciclos organizacionais.

Pessoas: esse elemento inicia seu ciclo ao entrar na empresa. Logo ele entra em contato com a tecnologia da informação. Ao se evolver totalmente se integra na dinâmica PESSOA-PROCESSO-TI, e atinge o ápice ao dominar o processo organizacional, porém precisa se atualizar para não depreciar-se.

Processo: esse elemento inicia seu ciclo ao ser criado na empresa. Logo é operacionalizado por pessoas e geralmente suportado por uma TI. Atinge o ápice ao amadurecer, porém também precisa ser renovado para não depreciar-se.

TI: esse elemento inicia seu ciclo ao ser adquirido e implantado na empresa. Logo é utilizado por pessoas e aplicado a um processo. Atinge o ápice ao otimizar seu desempenho, porém, precisa ser renovado para não ficar obsoleto.

Muitas são as interações dinâmicas por meio dos fatores deTerminantes e influenCiadores, conforme a figura 




A sinergia entre estes 3 elementos favorecem atingir a necessidade dos clientes (C) e criar o máximo de valor para o negócio, conforme a figura


 O desequilíbrio entre qualquer um destes 3 elementos comprometem o valor do produto final (+ caro, + prazo, etc).
Destacam-se alguns fatores que causam desequilíbrios entre pessoas, processos e TI.

- PESSOAS: sem capacidade e conhecimento, desorientadas, sem visão sistêmica do processo, sem motivação, acomodadas, sem senso de propriedade.
- PROCESSOS: desordenados, com falta de documentação, arcaicos, demasiadamente complexos, incompatíveis.
- TI: imatura, ultrapassada, desalinhada, ociosa.

Estes exemplos geram perdas de valor e custos organizacionais desnecessários. O valor de um bem ou serviço está em cumprir sua finalidade e não em custar mais caro ou mais barato.

Ainda com relação a pessoas, processos e TI, cabe lembrar que estes três elementos reunidos formam o Negócio. Para melhoria de processos em novos negócios ou negócios existentes, é preciso : conhecer os objetivos do negócio, os resultados esperados e os fatores críticos de sucesso. Processos sem ligação com o plano estratégico do negócio não tem razão para existirem.


@leonidas.leo1