Interprretação ( ED ) O quadro O grito e quadro Homer Simpsons



Quadro Homer Simpsons
O grito Edvard Munch
O quadro O grito, datado de 1893 e reproduzido ao lado, é uma pintura de autoria do norueguês Edvard Munch. Trata-se de uma das obras mais importantes do Expressionismo, movimento artístico de vanguarda do início do século XX. Os artistas expressionistas não procuravam retratar a realidade fielmente, mas projetar, na obra, a sua subjetividade, mostrando, assim, a realidade modificada pelo seu psiquismo.


Por ter se tornado muito famoso, O grito serviu de inspiração para muitas outras produções, como a ilustrada ao lado, com o personagem Homer, do desenho animado Os Simpson.


Analise as figuras e considere as afirmações abaixo. I. II. III.

i. No quadro original, a figura retratada passa a sensação de angústia e de desespero.

ii. O segundo quadro valeu-se da intertextualidade, que só é percebida se o leitor tiver a obra original como referência.

iii. O quadro com o personagem Homer, dos Simpson, é também considerado uma obra expressionista, mas o personagem não transmite desespero, uma vez que se trata de uma produção cômica.



Assinale a alternativa certa.

a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Apenas a afirmativa II está correta.
d) Apenas a afirmativa III está correta.
e) Todas as afirmativas estão corretas.



Justificativa. :

I -Sim. Com a intenção de captar estados mentais, vários quadros exibem personagens deformados, como o ser humano desesperado sobre uma ponte que se vê em O Grito, do norueguês Edvard Munch (1863-1944), um dos expoentes do movimento. A obra representa uma figura andrógena num momento de profunda angústia e desespero existencial

II- Sim. A noção de intertextualidade pressupõe um universo cultural muito amplo e complexo, pois implica a identificação e o reconhecimento de remissões a obras ou a trechos mais ou menos conhecidos. Esta intertextualidade dá referência a outros textos (imagens) em gêneros específicos como a sátira, a paródia, o plágio et.

III –
Neste 3º item temos duas linhas de pensamento, a primeira diz que o quadro do Homer Simpson não é da escola expressionista movimento artístico de vanguarda do séc. XX, que se caracteriza pela expressão de intensas emoções em que exibem enfoque pessimista da vida e a necessidade de denunciar problemas sociais, não seria o caso pois está satirizando o quadro “O Grito”, já na segunda linha de pensamento o quadro do Homer seria expressionista no sentido em que a caricatura é a filha do expressionismo, onde o artista desvenda as impressões que a índole e a alma deixaram na face da pessoa. A distorção e o uso de poucos traços são comuns na caricatura,a imaginação do artista é priorizada em relação aos aspectos naturais ou burlesco.

Portanto podemos ter como respostas certas a letra B (I e II estão corretas )


Links relacionados

Estudos disciplinares - Janelas quebradas

Interpretação ( ED ) – Rubens Fonseca – Meu pai era um homem bonito...

Resolvendo ( ED ) – Para participar de um jogo, nove pessoas......

Interprretação ( ED ) O quadro O grito e quadro Homer Simpsons

 Interpretação ( ED ) - Pergunta do Relógio cuco

Links de parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário